sábado, 20 de abril de 2013


 Capítulo 3
Tema:  Criando um blog.

Objetivo: Estimular à leitura contínua através dos recursos midiáticos.

Continuação das atividades

Sugestão de leitura: Conto "O quarto da filha" e "Uma mulher aos olhos de outra" de Luiz Francisco Silva
(estão disponíveis no material didático).
                                       Romance "Orgulho e preconceito" de Jane Austen.

Atividade:
Após leitura atenta,você passará de leitor para autor,isto é,  um fictor ou fanfic,portanto escolha um dos textos e crie uma fic,isto é, dê continuidade à história,propondo um final inesperado e publique-a para comentários e as considerações dos demais.

 Avaliação:
Comente sobre os pontos positivos e negativos de se trabalhar com o blog em sala de aula e aproveite para deixar  suas sugestões.

Bom trabalho!


6 comentários:

  1. ( ... )
    Mais alguns longos anos se passaram, e, quando tudo parecia ter sido enterrado e absorvido pelo tempo, estranhas coisas começaram a acontecer.
    O sono pesado e sonoro de Geraldo era cada vez mais frequentemente interrompido pela esposa dizendo ter ouvido barulhos estranhos vindos do quarto da filha.
    - Será que está fora do juízo, mulher? - dizia Geraldo teimando em não ver aquilo que, na verdade, já tinha visto outras vezes.
    - Veja, Geraldo, sinta o perfume... Será que não percebe que é o perfume de Eulália? Aquele que ela teimava em usar mesmo quando você a impedia de sair?
    Geraldo, não conseguindo contradizer a esposa, de súbito correu para o quintal e, em meio à escuridão da noite, começou a cavar feito um bicho voraz.
    De repente, num sobressalto, viu-se de frente para a porta do quarto da filha, trancada há muitos e muitos anos. Qual não foi sua surpresa, pela fresta da porta escapavam fiapos de uma pálida luz, que, ao mesmo tempo, era capaz de cegá-lo.
    Como num lapso de consciência, olhou envergonhado para as mãos, encaminhou-se para o banheiro com a urgência de quem precisa esconder um crime.
    Olhou demoradamente para as mãos agora limpas, encaminhou-se para o quarto, deitou-se devagarinho ao lado da esposa, baixou as cortinas e deixou que as palmas da plateia fossem lentamente abafadas pelo seu pesado e sonoro sono.

    ResponderEliminar
  2. De acordo com a atividade pedida pela professora Rita, segue as produções realizadas pelos alunos do 2º ano b do Ensino Médio. Cabe frisar que os mesmos assinaram o termo de autorização para a divulgação.

    Produções textuais com base na leitura do conto Quarto da Filha de: Luís Francisco Silva.

    Depois de alguns meses seu Geraldo faleceu. Não se sabe ao certo o que levou a morte, talvez depressão, tristeza, saudade ou angústia. Sua esposa ficou só, resolveu morar com sua mãe na capital, pois aquela casa trazia muitas recordações e lembranças de sua filha e marido. Se ficasse ali, seu final poderia ser igual ao do marido.
    Passados sete anos, Eulália, “ a filha fujona” volta para casa. Depois de muito tempo criara coragem para enfrentar os pais. Quando chega em sua antiga casa não encontra ninguém. Olha para casa e muitas lembranças lhe vem a mente. Desaba a chorar. Conversa com os antigos vizinhos e estes lhe contam do ocorrido. Ao saber desmaia. Depois de recuperada entra no carro e conversa com os quatro filhos, conta do ocorrido e vão para a capital.
    Aluna : Rhayllyn estudante da 2º b do Colégio Estadual Princesa Isabel


    Após muito tempo Eulália volta. Surge montada em um cavalo. Vem acompanhada com seu peão. Seus pais já estão bem velhinhos. Ao ver a filha ambos quase morrem de susto. Ao chegar corre abraçar seus pais. Discretamente o peão os cumprimenta com a cabeça. Depois de passado a emoção conversam por um longo tempo. Eulália e o peão contam as aventuras que viveram. Após ouvir seus pais perceberam que a filha estava feliz, apesar de não ser o que sonharam para a filha, tinham que se conformar, uma vez que o casal e o netinho estavam felizes.
    Aluna: Carolaine 2ª B Colégio Estadual Princesa Isabel.

    Não estavam acostumados sem a filha mesmo depois de passado tanto tempo. Todos os dias seu Geraldo e a esposa ficavam sentados na varanda. olhavam para o horizonte com esperança de que Eulália voltasse.
    Era sábado. Seu Geraldo estava sentado num banco na varanda. Enquanto isso sua esposa preparava o almoço. De repente lá longe surge Eulália. O filho vinha carregado no braço. Mesmo depois de tanto tempo ainda era bela. Ao ver a filha os pais pulam de alegria. Ela é recebida com beijos e abraços. Ela contou que tinha feito magistério e que já exercia a profissão tão sonhada pelos pais. E que ela mesma alfabetizou Ricardinho. Geraldo pegou a chave do quarto e abriu e acomodou as bagagens da fillha.
    Aluna: Tainay Faria da Luz

    ResponderEliminar
  3. Continuação do conto "O quarto da filha"

    O "para sempre" durou seis anos, quando em um belo dia, sua filha aparece com uma criança de cinco anos nos braços. Era uma linda menina chamada Geralda. O marido peão abandonara as duas para viver um outro amor, e ali se encontrava mãe e filha para ocupar o quarto que um dia fora trancado para sempre.
    Até quando o cômodo seria das duas?


    Continuação do conto "Uma mulher aos olhos de outra"

    Otávio até procurou com os olhos pelo retrovisor, mas não foi possível. Coincidência ou não, para minha grande surpresa, no almoço do dia seguinte, quem estava lá no restaurante numa mesa muito próxima da nossa? Aquela mulher! Não me contive e discretamente bati no braço do marido para que ele a visse. Num ato repentino Otávio e ela trocaram olhares... tive um ímpeto de raiva, ódio, ciúmes,...

    A bela mulher levantou-se da mesa onde estava, veio em nossa direção e grita:
    _Otávio querido!! Não está me reconhecendo? Agora me chamo Évelin Thays. Acabei de chegar da Suíça onde trabalhei por dez anos. Foi lá que mudei de sexo e agora voltei para o Brasil para trabalhar como modelo... Ah! Me desculpe!! É sua esposa?
    _ Sim, minha esposa Marina!
    _Que bela mulher em Otávio?!

    ResponderEliminar
  4. Final do conto O quarto da filha. Juliano do Carmo Platner.
    Eulália imagina que sua vida seria um conto de fadas, mas não o foi. No primeiro mês eram tudo mil maravilhas, porém logo as dificuldades apareceram. Os dois agora teriam que caminhar com as próprias pernas. Eulália começou a trabalhar como empregada doméstica, enquanto seu peão trabalhava como ajudante de pedreiro. Muitas dificuldades surgiram, porém o amor era mais forte e ajudava ambos enfrentar os problemas do cotidiano.
    Já fazia dois anos que tinham fugido. Não tinha notícias dos pais. Eulália retomou os estudos e com muita dificuldade consegui terminar. O peão agora já não era mais ajudante, trabalhava por conta própria. O passar dos anos fez com se tornasse um exímio pedreiro. Com muito sacrifício conseguiram financiar uma casa.
    No final do ano 2012 Eulália e seu peão voltam para o interior rever os pais. De longe avista seu pai sentado na varanda tomando chimarrão. Seu pai não acredita, ao vê-la corre ao seu encontro. Fazem as pazes. Aquele final de ano nunca saiu da sua mente, pois alguns meses depois seu pai veio a óbito.

    ResponderEliminar
  5. A leitura é um pretexto para imaginação e criação.
    Por meio da leitura você aprende, relaxa,viaja e sonha...

    A leitura engrandece a alma.
    Voltaire

    ResponderEliminar