PLANO DE AÇÃO
Objetivo
Geral:
A formação e conscientização do cidadão critico, autônomo
e participativo.
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Objetivo
Específico:
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Conscientizar a comunidade escolar em relação
aos Direitos,deveres e Cidadania;
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Construir valores na escola e na sociedade;
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Trabalhar a conscientização dos Direitos e
deveres em todos os segmentos da escola: Alunos, Professores, Agente
Educacional I,Agente educacional II,Professor Pedagogo,Diretor e pais;
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Refletir sobre a importância da cidadania,
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Ler e discutir
o conteúdo dos cadernos do
Programa Nacional de Educação Fiscal.
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Público
envolvido:
Alunos do
Ensino Médio 2ºA
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Cronograma
de desenvolvimento:
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Justificativa:
A Constituição Federal
do Brasil de 1988,também conhecida como a Constituição Cidadã,foi a sétima
Constituição do Brasil desde a independência.Elaborada por 558 constituintes
durante 20 meses,ela foi promulgada no dia 05 de outubro de 1988.Possui 245
artigos,dividida em nove títulos.Esta constituição é considerada a mais
completa,principalmente,no sentido de garantir os direitos a cidadania para o povo brasileiro
Ela,garante a todos os
brasileiros, independente da condição social, cor, etnia ou religião, direitos e deveres. Portanto, para os
cidadãos, exercer sua cidadania plena, precisam conhecer, ter consciência da
importância e colocar em prática seus direitos ,(exigindo-os e usufruindo-os)
e deveres (exercendo-os). Em resumo, o cidadão exerce a cidadania quando
cumpre seus deveres com o Estado e a sociedade e usufrui de seus direitos.
Sendo assim,esse projeto justifica-se, uma vez que
ainda se faz necessário conscientizar e orientar muitos cidadãos, de seus
direitos e deveres.E para que esses, possam aprofundar seus
conhecimentos,sugere-se a leitura do material impresso ,caderno 1,2,3 e 4 do
Programa Nacional de Educação Fiscal.
A educação fiscal surge como proposta de despertar na sociedade uma reflexão
e uma ação participativa. É educação para a cidadania, voltada para a
percepção do contexto em que o cidadão está inserido, dando a ele informações
para uma atuação consistente e de contribuição para a melhoria das condições
sociais vigentes.
A educação fiscal passa por mostrar a todos como funciona a máquina
pública, resultando em uma aproximação do cidadão com o Estado, compreendendo
que este tem como princípio e fim servir ao bem comum.
Para esta atuação
cidadã, é necessário que a população domine informações sobre a gestão fiscal
do país, estado ou município. A educação fiscal propõe-se a disseminar
conhecimentos que embasam essa atuação: como se arrecadam os recursos? Como
se investe o dinheiro? De que mecanismos a sociedade dispõe para controlar o
destino de recursos e bens públicos?
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Conteúdo
escolhido (de qual caderno):
Caderno 2 Relação Estado – Sociedade p.33
Cidadania
Direitos e Deveres
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Encaminhamento:
(relate a atividade a desenvolver)
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O
Plano de Ação será aplicado numa turma de Ensino Médio, no CE Princesa Isabel.Pelo fato de estar
readaptada de função,vou trabalhar com essa turma juntamente com o Prof. de
Língua Portuguesa ,Juliano Platner.
·
A
turma é composta por 31 alunos. Estes alunos moram no perímetro urbano e
rural. A turma é dividida em grupos. Observa-se que são participativos ,criativos,agitados,produtivos.Com
relação as atividades orais mostram mais interesse,já diante das
atividades escritas,segundo o professor,não são todos que participam
ativamente,e em grande maioria apresentam facilidade com relação aos
conteúdos que são apresentados.Também sã antenados diante aos fatos do atual
contexto. O primeiro encontro se deu no Laboratório
de Informática, onde num modo geral foi feita as devidas apresentações entre
professor aplicador e turma.
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Foi
feita uma breve explicação sobre curso
Disseminadores de Educação Fiscal e
apresentado o material impresso para que a turma pudesse manuseá-lo.
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Foi
apresentado à turma também o conteúdo, objetivo , cronograma e a metodologia
de todo o processo.o que mais motivou a participação da turma ,foi a possibilidade de se trabalhar com as
redes sociais como facebook e blog por
exemplo.
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Combinamos 5 encontros presenciais e a comunicação e
as interações entre os segmentos de forma online,sendo que os encontros presenciais acontecerão no contra turno
para não prejudicar o andamento das aulas de português.
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Recursos:
(Relate quais recursos serão utilizados para a realização):
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Recursos humanos;
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Laboratório de Informática;
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Blog;
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E-mail
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Facebook
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Cartazes
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Textos escritos
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Avaliação (critérios e instrumentos):
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Entrevistas;
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Relatórios;
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Postagens no Blog do professor;
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Interação nas discussões postas no Blog ,com
dois ou mais participantes.
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Referências:
Educação
fiscal no contexto social/Programa nacional de Educação fiscal.4ª
e,Brasília:ESAF,2009.
Relação Estado - Sociedade /Programa nacional de Educação fiscal.4ª
e,Brasília:ESAF,2009.
Função
social dos tributos/Programa nacional de Educação fiscal.4ª
e,Brasília:ESAF,2009.
Gestão
democrática e controle social dos recursos públicos/Programa nacional de
Educação fiscal.4ª e,Brasília:ESAF,2009.
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Relato
da aplicação:
“Temos que ser iguais todas as vezes que as diferenças nos
inferiorizam, e temos que ser diferentes todas as
vezes que as igualdades nos descaracterizam”. (SOUSA SANTOS)
O Plano de Ação
será aplicado no segundo semestre.
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O que mata um jardim não é o abandono...
ResponderEliminarO que mata um jardim é esse olhar vazio
De quem por ele passa indiferente.
(Mário Quintana)