sábado, 7 de junho de 2014

Disseminadores de Educação Fiscal


PLANO DE AÇÃO

Objetivo Geral:
A formação e conscientização do cidadão critico, autônomo e participativo.

Objetivo Específico:
·         Conscientizar a comunidade escolar em relação aos Direitos,deveres e Cidadania;
·         Construir valores na escola e na sociedade;
·         Trabalhar a conscientização dos Direitos e deveres em todos os segmentos da escola: Alunos, Professores, Agente Educacional I,Agente educacional II,Professor Pedagogo,Diretor e pais;
·         Refletir sobre a importância da cidadania,
·         Ler e discutir  o conteúdo  dos cadernos do Programa Nacional de Educação Fiscal.


Público envolvido:
 Alunos do Ensino Médio   2ºA

Cronograma de desenvolvimento:
Duração
Encontro Presencial
Encontro Online
 ( e-mail e Blog)
Data
1º encontro    50m
11h10m a 12h
Ø  Apresentação  entre  professor/aluno;
Ø  Apresentação do Plano de Ação;
Ø  Explicação de como será a implementação e solicitar a participação da turma no projeto.


2/6
2º encontro    
Contraturno
Ø  Definição dos encontros presenciais;
Ø  Escolha dos grupos e o segmento a ser entrevistado:aluno,professor,agente educacional I,agente educacional II,diretor e vice-diretor,pedagogo e pais;



3º encontro 
Contraturno
Ø  Compilação das respostas colhidas,envio das mesmas ao professor, via e-mail, para as devidas correções ;


Ø  Enviar via e-mail para o professor para as possíveis correções.

4º encontro
contraturno
Ø  Orientação em como postar e interagir no Blog do professor
Ø  Postagem dos textos no Blog do professor



Ø  Devolução dos textos corrigidos para os alunos via e-mail

5º Encontro 
contraturno

Ø  Seminário para discutir os pontos positivos negativos do projeto e as sugestões para a conscientização dos Direitos ,Deveres e Cidadania e qual será o instrumento escolhido pelos grupos para disseminar a ideia  para toda a comunidade escolar
Ø  Postagem dos textos no Blog do professor

6º Encontro


Ø  Interação no blog, pelos alunos e entrevistados;
Ø  Exposição dos cartazes.



Ø  Interação no blog sobre a repercussão do projeto.

7º encontro
Confraternização





Justificativa:
A Constituição Federal do Brasil de 1988,também conhecida como a Constituição Cidadã,foi a sétima Constituição do Brasil desde a independência.Elaborada por 558 constituintes durante 20 meses,ela foi promulgada no dia 05 de outubro de 1988.Possui 245 artigos,dividida em nove títulos.Esta constituição é considerada a mais completa,principalmente,no sentido de garantir os direitos  a cidadania para o povo brasileiro
Ela,garante a todos os brasileiros, independente da condição social, cor, etnia ou religião,  direitos e deveres. Portanto, para os cidadãos, exercer sua cidadania plena, precisam conhecer, ter consciência da importância e colocar em prática seus direitos ,(exigindo-os e usufruindo-os) e deveres (exercendo-os). Em resumo, o cidadão exerce a cidadania quando cumpre seus deveres com o Estado e a sociedade e usufrui de seus direitos.
Sendo assim,esse projeto justifica-se, uma vez que ainda se faz necessário conscientizar e orientar muitos cidadãos, de seus direitos e deveres.E para que esses, possam aprofundar seus conhecimentos,sugere-se a leitura do material impresso ,caderno 1,2,3 e 4 do Programa Nacional de Educação Fiscal. A educação fiscal surge como proposta de despertar na sociedade uma reflexão e uma ação participativa. É educação para a cidadania, voltada para a percepção do contexto em que o cidadão está inserido, dando a ele informações para uma atuação consistente e de contribuição para a melhoria das condições sociais vigentes.
A educação fiscal passa por mostrar a todos como funciona a máquina pública, resultando em uma aproximação do cidadão com o Estado, compreendendo que este tem como princípio e fim servir ao bem comum.
Para esta atuação cidadã, é necessário que a população domine informações sobre a gestão fiscal do país, estado ou município. A educação fiscal propõe-se a disseminar conhecimentos que embasam essa atuação: como se arrecadam os recursos? Como se investe o dinheiro? De que mecanismos a sociedade dispõe para controlar o destino de recursos e bens públicos?






Conteúdo escolhido (de qual caderno):
Caderno 2 Relação Estado – Sociedade p.33
Cidadania
Direitos e Deveres

Encaminhamento: (relate a atividade a desenvolver)
·         O Plano de Ação será aplicado numa turma de Ensino Médio, no CE  Princesa Isabel.Pelo fato de estar readaptada de função,vou trabalhar com essa turma juntamente com o Prof. de Língua Portuguesa ,Juliano Platner.

·         A turma é composta por 31 alunos. Estes alunos moram no perímetro urbano e rural. A turma é dividida em grupos. Observa-se que são participativos ,criativos,agitados,produtivos.Com relação as atividades orais mostram mais interesse,já diante  das  atividades escritas,segundo o professor,não são todos que participam ativamente,e em grande maioria apresentam facilidade com relação aos conteúdos que são apresentados.Também sã antenados diante aos fatos do atual contexto. O primeiro encontro se deu no Laboratório de Informática, onde num modo geral foi feita as devidas apresentações entre professor aplicador e turma.


·         Foi feita uma breve explicação sobre  curso Disseminadores de Educação Fiscal  e apresentado o material impresso para que a turma pudesse manuseá-lo.

·         Foi apresentado à turma também o conteúdo, objetivo , cronograma e a metodologia de todo o processo.o que mais motivou a participação da turma ,foi  a possibilidade de se trabalhar com as redes sociais como  facebook e blog por exemplo.


·         Combinamos  5 encontros presenciais e a comunicação e as interações entre os segmentos de forma online,sendo  que os encontros  presenciais acontecerão no contra turno para não prejudicar o andamento das aulas de português.


  

Recursos: (Relate quais recursos serão utilizados para a realização):
·         Recursos humanos;
·         Laboratório de Informática;
·         Blog;
·         E-mail
·         Facebook
·         Cartazes
·         Textos escritos

Avaliação (critérios e instrumentos):
·         Entrevistas;
·         Relatórios;
·         Postagens no Blog do professor;
·         Interação nas discussões postas no Blog ,com dois ou mais participantes.

Referências:

Educação fiscal no contexto social/Programa nacional de Educação fiscal.4ª e,Brasília:ESAF,2009.

 Relação Estado - Sociedade  /Programa nacional de Educação fiscal.4ª e,Brasília:ESAF,2009.

Função social dos tributos/Programa nacional de Educação fiscal.4ª e,Brasília:ESAF,2009.

Gestão democrática e controle social dos recursos públicos/Programa nacional de Educação fiscal.4ª e,Brasília:ESAF,2009.

Relato da aplicação:

“Temos que ser iguais todas as vezes que as diferenças nos inferiorizam, e temos que ser diferentes todas as
vezes que as igualdades nos descaracterizam”. (SOUSA SANTOS)

O Plano de Ação será aplicado no segundo semestre.



1 comentário:

  1. O que mata um jardim não é o abandono...
    O que mata um jardim é esse olhar vazio
    De quem por ele passa indiferente.
    (Mário Quintana)

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